domingo, 8 de abril de 2012

2 -Quais a tendências da TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) para os próximos anos e como as organizações irão se beneficiar disso.


TIC-"Tecnologia da Informação e Comunicação" - Conceitos

TIC é um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, podem proporcionar a automação e/ou a comunicação de vários tipos de processos existentes nos negócios, no ensino e na pesquisa científica, na área bancária e financeira, e entre outros. A TIC se resume a tecnologias usadas para reunir, distribuir e compartilhar informações, como exemplo: sites da Web, equipamentos de informática (hardware e software), telefonia, quiosques de informação e balcões de serviços automatizados.

Tendências :

O uso da internet está indo intenso em todos os segmentos da sociedade e isso faz com que diversas áreas sofram mudanças radicais em termos de inovação, criatividade, produtividade e conhecimento. Existem exemplos como as áreas financeira, bancária, educação, segurança, transportes, engenharia, comércio que estão forçando a procura de novas formas para aplicações tradicionais.Outra área de crescimento do uso de TICs é a dos gestores públicos, nos seus processos administrativos, pois permite transparência e beneficia toda a sociedade. É o surgimento do governo eletrônico, o chamado "e-gov".
Mais um exemplo seria na área da educação que pode usufruir as TICs dando pulos de qualidade e criatividade, tudo em nome de uma nova maneira de ver este "mundo" e isto irá fortalecer desde a educação básica às pesquisas científicas, passando pelo ensino à distância (EAD) oferecendo uma grande quantidade de cursos para pessoas que principalmente residem em lugares distante de boas faculdades.

A TIC nas organizações :

Na sociedade atual existe um alto grau de competitividade. As contemporâneas estão inseridas neste meio, por isso a diferenciação torna-se um fator fundamental ao desenvolvimento de suas atividades. E então entra a TIC, como um quesito para se diferenciar.

A nova economia mundial, baseada na Tecnologia de Informação, requer das organizações um conhecimento para coletar, trabalhar, interpretar e gerenciar este recurso. O desenvolvimento e o domínio destas habilidades serão fundamentais para as organizações buscarem uma posição melhor no mercado em relação aos seus concorrentes, sendo necessário um engajamento na constante busca por inovação. Em contrapartida, as organizações que resistirem à economia da informação serão facilmente vencidas pela concorrência.

É importante ressaltar que, altos investimentos em tecnologia da informação não são suficientes para gerar vantagem competitiva. Uma maior capacidade de uma empresa diante de seus concorrentes só será obtida através do uso inteligente da TI, ação que se concretizará através do real uso deste recurso estratégico sob a ótica da lucratividade e competitividade empresarial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário