domingo, 8 de abril de 2012

6. O que as organizações ganham ao adotar estratégia de Gestão do Conhecimento?

             Gestão do conhecimento trata-se da incorporação de conhecimento por parte da organização, partindo do conceito de que a organização é formada essencialmente por pessoas, trata-se então da agregação e utilização racional do conhecimento por parte dos colaborados que compõe uma organização. 
               Faz tempo que ouvimos a seguinte expressão: “Informação é poder”. Bem, concordamos em parte como essa afirmativa, por que deter a informação não o suficiente para alcançar o sucesso, em outras palavras, a posse do conhecimento não é o bastante para alcançar o resultado esperado, o segredo está em como esse conhecimento será utilizado (entende-se por conhecimento a informação interpretada). 
As vantagens são: (esta lista não é exaustiva, uma boa gestão de conhecimento pode trazer muitos benefícios tão diretos quanto indiretos).
1ª Aumento da competitividade.
2ª Um processo decisório mais eficiente.
3ª Redução de custos com retrabalhos.
4ª Aumento da capacidade de inovação. 
5ª Mais rapidez na resolução de problemas. 
6ª Maximização do capital intelectual/ativos intelectuais. 
7ª Maior produtividade.
8ª Aumento da interação dos colaboradores/ maior coordenação e mobilização dos colaboradores em busca dos objetivos da organização. 
Maior fluidez nos processos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário