domingo, 8 de abril de 2012

‎4. Façam uma descrição sucinta dos ambientes de redes de computadores que os componentes da equipe utilizam – uso pessoal e no trabalho.
A utilização de computadores interligados através de uma rede local é usada em larga escala, nos mais diversos ambientes indo deste de residências em que existem mais de um PC. passando por laboratórios de informáticas presente nas escolas e faculdades, pequenas empresas até grandes organizações. Faço uso de uma rede local na faculdade, no laboratório de informática, os computadores encontram-se ligados a um servidor. Utilizo uma rede também na empresa onde eu trabalho, já nesse caso as unidades físicas estão ligadas a um servidor (computador principal) mas uma unidade pode ter acesso a outra estação de trabalho que compõem a rede.
As redes locais tornam mais rápida a transferência de informações dentro do ambiente de trabalho, aumentando a produtividade, reduzindo o material impresso, ou seja, o tráfico de informações é muito mais eficiente e prático.
‎8. Comentem sobre o tema Segurança de Dados nas Organizações. Citem casos específicos de problemas enfrentados por organizações nesta área.

Atualmente, com o frequente uso da internet dentro da organização, as empresas viraram alvo fácil dos "crackers" - como é conhecida a quebra de um sistema de segurança de forma ilegal. Estes, invadem o sistema de dados de uma organização afim de roubar dados importantes ou ter acesso a documentos confidenciais. E para combater esta prática, as empresas tem investido muito em sistemas de segurança de dados. Cada vez mais a proteção da informação têm sido crucial para manutenção do negócio.
Um caso que ocorreu recentemente foi o da Sony, que após dois vazamentos de dados consecutivos, teve que contratar uma equipe para ajudar a recuperar suas redes e investigar quem são as pessoas por trás da violação, que expôs os dados pessoais e bancários de mais de 100 milhões de usuários da SOE (Sony Online Entertainment) e da PlayStation Network.

Fonte: http://oglobo.globo.com/tecnologia/sony-contrata-empresas-de-seguranca-de-dados-apos-violacao-de-redes-2788800
‎7. Qual a importância para as organizações das redes sociais atualmente em uso na Internet? Citem casos específicos.

Atualmente as redes sociais são usadas por milhões de pessoas no mundo. E com esse "boom" de acesso às redes sociais, as organizações não poderiam ficar de fora. Algumas entidades proíbem o uso das redes sociais, chegando até a bloquear o acesso às mesmas. Já outras organizações são completamente liberais em relação à isso.
Sabe-se que a proibição não é a medida mais eficaz, já que sempre há meios de bular tais proibições. Porém liberdade demais também não é legal. Então, para evitar "danos", deve haver um ponto de equilíbrio.
O uso das redes sociais não deve ser totalmente descartado, pois pode ser eficaz na comunicação interna das organizações, além de possibilitar a interação entre os membros da entidade. Além disso, muitas empresas usam as redes sociais para interagir com seus clientes, criando perfis nessas redes e fazendo sorteios afim de divulgar seu produto.
Mas isso nem sempre ocorre de forma positiva. Um exemplo verídico aconteceu há pouco tempo com a marca "Melissa", que é famosa pelas sandálias plásticas com cheiro de chiclete.
A marca inaugurou sua loja oficial em Nova Iorque, e para o evento resolveu convidar duas "melisseiras" (como são chamadas as fãs da marca) para acompanhar a marca na inauguração. Mas, ao invés de fazer um sorteio real entre as "melisseiras", convidaram duas "web-celebridades", que anteriormente haviam afirmado "odiar sandália plástica" ou "não usar plástico nos pés". A vontade da marca de divulgar seu produto no blog dessas "web celebridades" acabou se tornando um tiro no próprio pé, pois, em questão de poucos minutos a hastag "#melissaFail" circulou no twitter e tornou-se o tópico mais comentado do mundo. Com essa hastag as "melisseiras" mostraram o quanto ficaram indignadas com a marca, e como as redes sociais podem propagar uma notícia seja ela positiva ou negativa.
A partir daí percebemos o quão é importante para uma organização o uso das redes sociais, porém tem que usar de forma correta, pois, ao mesmo tempo que pode ser usada para divulgar, pode também denegrir a imagem da organização.
6. O que as organizações ganham ao adotar estratégia de Gestão do Conhecimento?

             Gestão do conhecimento trata-se da incorporação de conhecimento por parte da organização, partindo do conceito de que a organização é formada essencialmente por pessoas, trata-se então da agregação e utilização racional do conhecimento por parte dos colaborados que compõe uma organização. 
               Faz tempo que ouvimos a seguinte expressão: “Informação é poder”. Bem, concordamos em parte como essa afirmativa, por que deter a informação não o suficiente para alcançar o sucesso, em outras palavras, a posse do conhecimento não é o bastante para alcançar o resultado esperado, o segredo está em como esse conhecimento será utilizado (entende-se por conhecimento a informação interpretada). 
As vantagens são: (esta lista não é exaustiva, uma boa gestão de conhecimento pode trazer muitos benefícios tão diretos quanto indiretos).
1ª Aumento da competitividade.
2ª Um processo decisório mais eficiente.
3ª Redução de custos com retrabalhos.
4ª Aumento da capacidade de inovação. 
5ª Mais rapidez na resolução de problemas. 
6ª Maximização do capital intelectual/ativos intelectuais. 
7ª Maior produtividade.
8ª Aumento da interação dos colaboradores/ maior coordenação e mobilização dos colaboradores em busca dos objetivos da organização. 
Maior fluidez nos processos.
5. Façam uma descrição sucinta de cloud computing ou computação em nuvem. Citem exemplos de aplicações práticas. 

            Em poucas palavras a computação em nuvem é a utilização da capacidade de cálculo e armazenamento de servidores compartilhados, baseado no conceito de computação em grade que é simplesmente a divisão de tarefas entre várias máquinas (em rede local ou de longa distância) alcançando assim um alto nível de processamento de dados. No caso da computação em nuvem os dados ficam armazenados em um grande servido compartilhado onde o usuário pode acessa os seus arquivos, programas e demais informações armazenadas de qualquer lugar com conexão a internet - por isso a referência à nuvem. O acesso a programas, arquivos e serviços é totalmente remoto, dessa forma a partir de um programa operacional na internet o internauta pode ter acesso às informações armazenadas em um sistema único, independente de plataforma, bastando apenas um PC, tablet, netbook, notbook e outros aparelhos com os pré-requisitos básicos para o acesso à internet. 
           A grande vantagem da computação em nuvem é a sua mobilidade e comodidade, partindo da ideia de que você pode ter acesso à informações de qualquer lugar do mundo (com conexão à internet “a nuvem”), ou seja, você não fica preso a sua unidade física, pois agora você tem uma unidade virtual. A aplicação desse conceito é muito abrangente, imaginemos a sua utilização na área corporativa, por exemplo, um executivo, administrador, precisa de informações especificas em uma reunião, ou ainda um engenheiro que precisa visualizar um determinado projeto e assim segue.
2 -Quais a tendências da TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) para os próximos anos e como as organizações irão se beneficiar disso.


TIC-"Tecnologia da Informação e Comunicação" - Conceitos

TIC é um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, podem proporcionar a automação e/ou a comunicação de vários tipos de processos existentes nos negócios, no ensino e na pesquisa científica, na área bancária e financeira, e entre outros. A TIC se resume a tecnologias usadas para reunir, distribuir e compartilhar informações, como exemplo: sites da Web, equipamentos de informática (hardware e software), telefonia, quiosques de informação e balcões de serviços automatizados.

Tendências :

O uso da internet está indo intenso em todos os segmentos da sociedade e isso faz com que diversas áreas sofram mudanças radicais em termos de inovação, criatividade, produtividade e conhecimento. Existem exemplos como as áreas financeira, bancária, educação, segurança, transportes, engenharia, comércio que estão forçando a procura de novas formas para aplicações tradicionais.Outra área de crescimento do uso de TICs é a dos gestores públicos, nos seus processos administrativos, pois permite transparência e beneficia toda a sociedade. É o surgimento do governo eletrônico, o chamado "e-gov".
Mais um exemplo seria na área da educação que pode usufruir as TICs dando pulos de qualidade e criatividade, tudo em nome de uma nova maneira de ver este "mundo" e isto irá fortalecer desde a educação básica às pesquisas científicas, passando pelo ensino à distância (EAD) oferecendo uma grande quantidade de cursos para pessoas que principalmente residem em lugares distante de boas faculdades.

A TIC nas organizações :

Na sociedade atual existe um alto grau de competitividade. As contemporâneas estão inseridas neste meio, por isso a diferenciação torna-se um fator fundamental ao desenvolvimento de suas atividades. E então entra a TIC, como um quesito para se diferenciar.

A nova economia mundial, baseada na Tecnologia de Informação, requer das organizações um conhecimento para coletar, trabalhar, interpretar e gerenciar este recurso. O desenvolvimento e o domínio destas habilidades serão fundamentais para as organizações buscarem uma posição melhor no mercado em relação aos seus concorrentes, sendo necessário um engajamento na constante busca por inovação. Em contrapartida, as organizações que resistirem à economia da informação serão facilmente vencidas pela concorrência.

É importante ressaltar que, altos investimentos em tecnologia da informação não são suficientes para gerar vantagem competitiva. Uma maior capacidade de uma empresa diante de seus concorrentes só será obtida através do uso inteligente da TI, ação que se concretizará através do real uso deste recurso estratégico sob a ótica da lucratividade e competitividade empresarial.
‎3. Relatem experiência de componentes do grupo com situações positivas e / ou negativas na utilização de serviços suportados por tecnologia de informação e comunicação - TIC. Citem casos específicos e não generalidades.

Há muitas experiências referentes as Tecnologias de Informação e Comunicação encontradas no nosso dia-a-dia de administradores
Podemos citar o Excel e o Ipad como ferramentas da TIC que nos auxiliam no nosso trabalho, vários empresários acessam informações importantes, que ajuda a tomada de decisão pelo Iphone ,usando a computação em nuvem, e são auxiliados com cálculos e gráficos feitos pelo Excel para alcançar um melhor resultado.
O Excel pode ser utilizado como ferramenta em substituição da máquina HP12C e em relação ao Iphone, ele pode substituir o GPS.
Estes são exemplos positivos da utilização de serviços suportados pela tecnologia de informação e comunicação